Última atualização em 30 de maio de 2023 feita por admin
Você, empresário, já pensou quão bom seria se os pagamentos de seus clientes caíssem na sua conta no máximo em 10 segundos após a operação?
Com a nova ferramenta PIX isso já é possível desde o dia 16 novembro de 2020.
O QUE É O PIX?
O PIX é a uma nova modalidade de pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e governo, criada e regulada pelo Bacen (Banco Central do Brasil) em fevereiro deste ano.
A criação do PIX tem a finalidade de agilizar as transações e diminuir os custos das operações bancárias, uma vez que há bancos que chegam a cobrar uma taxa de R$20,00 por TED.
A nova ferramenta, apesar de ter a mesma finalidade de TED e DOC, muito se difere delas. As transações por PIX serão ágeis, levando no máximo 10 segundos para o dinheiro “cair” na conta.
Sem a necessidade de esperar pelo próximo dia útil, as operações poderão ser realizadas 24 horas por dia, mesmo em feriados, sábados e domingos, inclusive sem conexão com a internet.
Segundo foi apresentado no Fórum, o Bacen fez um planejamento para a evolução do PIX. E até o ano de 2023 a tendência será a melhoria da funcionalidade do produto, sendo possível até mesmo realizar pagamentos somente com o número de um documento.
- Quem Poderá Usar o PIX
Qualquer pessoa física ou jurídica, pagador ou recebedor, poderá utilizar essa ferramenta, desde que possua um smartphone com câmera e alguma conta em banco físico ou digital, podendo ser conta corrente ou não.
As transações serão feitas de pessoa para pessoa, pessoa para empresa, empresa para empresa, pessoa para governo e governo para pessoa.
- Transações Com o PIX
As transações serão realizadas de forma manual, identificando o recebedor com dados como CPF, CNPJ, endereço, e-mail etc.
Também será possível fazer pagamentos e transferências através do QR Code estático ou dinâmico.
– QR Code estático:
Esse tipo de código pode ser utilizado em diversas transações da mesma espécie, definindo o valor de um produto ou de um valor pelo pagador, e pode ser impresso em folha A3, sendo possível a leitura por qualquer smartphone como acontece com o PicPay por exemplo.
– QR Code dinâmico:
Mais indicado para compras, pois pode apresentar diferentes informações a cada transação. Ou seja, a cada nova transação o código tem que ser diferente, uma vez que as compras diferem em seus produtos.
OS IMPACTOS DO USO DO PIX PARA OS EMPRESÁRIOS
Sem sombra de dúvidas que essa nova ferramenta regulamentada pelo Bacen impactará positivamente o cotidiano de micro e pequenos empresários.
A agilidade nas transações possibilitará maior volume de dinheiro em menos tempo, facilitando a gestão de pagamentos a fornecedores, por exemplo. Sem a necessidade de esperar a compensação da transferência.
A falta de dinheiro de papel também trará maior segurança para estabelecimentos comerciais, visto que a falta de dinheiro vivo em caixa não atrai assaltantes.
Outro impacto causado pelo uso do PIX será a economia nas transferências e pagamentos. Se você tem funcionários na sua empresa poderá pagá-lo sem sair de casa, sem pagar taxa de transferência. O mesmo acontece para pagar um fornecedor.
Os maus pagadores também não terão mais desculpas como a falta de tempo, problema no caixa eletrônico etc. para enrolar na hora de pagar. Basta emitir o código e enviar via aplicativo, como WhatsApp e eles pagarão de onde estiverem.
Como a ideia do Governo é interligar as informações financeiras e tributárias, logo os pagamentos de impostos serão mais ágeis, e a sonegação de imposto será impossível, ou flagrada rapidamente.
Vale destacar que toda transação feita pelas empresas, seja ela em dinheiro, boleto, cartão de crédito e débito, TED, DOC ou PIX, deve ser emitida a Nota Fiscal.
Para você, que mantém seu negócio com responsabilidade e ética o PIX será de grande auxílio, e para esclarecimentos e ajuda contábil, saiba que pode sempre contar a nossa equipe.
Dúvidas sobre a cobrança de taxas sobre as transações, entre em contato com sua instituição financeira.
Nos colocamos a disposição.